Minha terra, meu lugar... (maRcIO)

Fico intrigado com um sentimento que me brota toda vez que volto para minha terra. É bem verdade que se estou fora de meu país, só o fato de ouvir português já me alegra. Mas indo um pouco além, há um toque de algo que me torna ainda mais identificado ou como que "sentimento de pertença": minha cidade.


Converso com pessoas de outras cidades e descubro o mesmo: só se sentem realmente em casa quando estão na cidade onde foram criadas (não, o fato de terem nascido no local apenas não é suficiente). E não importa o quanto tenham passado em outra localidade.


E me vejo em grande número de viagens. Descobrindo lugares deliciosos, sotaques que adoro repetir e brincar (e sem nenhum deboche ou sentimento pejorativo), gente com características tão marcantes e positivas que não vejo em meu próprio povo (nos cidadãos de minha cidade). Aliás, será que cidadão não advêm de cidade? Provável.


E quanto mais viajo, mais me admiro pela minha terra, o "s" puxado como se fora um "x", o "r" que parece do "rato roeu a roupa do rei de Roma"... Bem erre 'mexmo'...


A alegria da minha galera, dos brothers. A malemolência. A beleza, a suposta malandragem. A gargalhada franca e sem pudores. O número 12, que só no Rio é 'douze'. Derreais e por aí vai. Coisa da minha terra. Gente que não me olha estranho porque dei uma chiada... Ao contrário, ultimamente ficam sem entender bem de onde vem meu sotaque... Viagens, meu Deus!


Mas há uma coisa que sempre penso: "preciso escrever sobre isso" e nunca o faço (na verdade não escrevo 5% do que gostaria e mesmo do que me cobram os bons amigos e amigas!). O tópico é a beleza do meu Rio de Janeiro. Em especial quando visto de cima, de dentro de um avião, por exemplo. A música do mestre Tom Jobim vem tão forte e repetidas vezes que nem vou comentar. Fico só com o pedacinho da canção que diz: "Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...".


Pois eu estava com muitos gringos dentro de um voo. Rio para BH. E saindo do Santos Dumont. Sol à meia força por causa de nuvens... mas para que mais? De repente, fotos para todo o lado e pensei: "Ah, estão admirando minha cidade..." Mas abro a janelinha e penso também... "porque não trouxe uma câmera!". É imperdível, é lindo demais. O Rio, senhoras e senhores, é uma delícia. Daí me dei conta que o Rio está mesmo dentro de mim, dentro de meu nome...


Um beijo do maRcIO para todos os que, sem nenhum bairrismo, admitem que é bonito pra caraca! E para todos os que sentem saudade de suas terrinhas queridas... aliás, deixe-me ir porque estou no aeroporto e vou para o Rio. E pelo Santos Dumont! Ah, que delícia, que verdadeiro tesão!


;-)



Comentários

Bela Declaraçao de Amor ao Rio.
O problema dos nossos lugares é que eles estao tão dentro da gente que, quando longe, estamos distantes de um pedaço de nós.
Um ab
Edu
Márcio Duran disse…
Grande Edu!
É isso mesmo, queridão! E você, leitor sempre presente. E não apenas isso, mas construidor de muito conteúdo bom. E carioca na alma, como eu... rsrsrs ;-)
Beijo no coração!

Postagens mais visitadas deste blog

RETOMANDO O BLOG... orando pelo Sarney...

Apenas um desabafo...

Pausa para uma conversa com o Beija Flor