APOSTASIA MODERNA


Após um tempinho sem escrever... vamos postar uma série de pequenas mensagens sobre apostasia moderna...


INTRODUÇÃO
A idéia da apostasia está relacionada a um abandono de uma caminhada. Abandono da fé. E abandono da fé é um problema grande. No entanto, surgiu na história contemporânea a apostasia controlada, administrada, aceita, legitimada.
Apostasia = abandono da crença.
Apostasia moderna = adaptação da crença.

A adaptação da crença possui um elemento que entrou despercebido e que se solidificou. Arrisco dizer que se tornou um sofisma (argumento falso formulado de propósito para induzir em erro), sem querer(?!) – bom, pelo menos o adversário não fez sem querer.
A crença mais importante da Igreja há décadas, provavelmente séculos, está errada, equivocada. Pregamos a salvação como objetivo maior de um indivíduo. Amém?! Mas não é. E isso é tão simples e tão fundamental que não tem como não falarmos.
Há um propósito eterno em Deus. E nas palavras de Jesus. E quem resgata isso depois de séculos de silêncio foi Watchman Nee. Jesus manifestou um Reino que estava inaugurado. Falou de coisas do aqui e do agora. Condenou a opressão dos dias em que viveu. Reinseriu aleijados, cegos, endemoninhados na sociedade. Fiz milagres e ainda alimentou multidões. Com muitos a quem curou, os mandou para casa e não para pregar.
Em Romanos 8:29... “os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho... a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Este texto é forte. É definitivo. Deus nos preparou, nos “sonhou”, para sermos como Jesus. Semelhantes a Ele. E o que isso tem a ver com a apostasia? Tudo!
A apostasia começa quando eu me vejo resolvido em minha questão de fé. Tudo bem, tenho que lutar contra as questões sexuais. Tenho que lutar contra a ganância... quer dizer, neste ponto, mais ou menos... pois, desde Calvino, os camelos começaram a passar pelo fundo da agulha. Sou um privilegiado, afinal, o céu me espera! Tudo pela Graça! E vamos conquistar mais “almas” para o céu! E até que me envolvo. Mas os cuidados deste mundo, os compromissos, o trabalho, a internet. Sobra-me pouco tempo. E uma perguntinha mais: e o meu caráter?
Não podemos objetivar o céu! Você consegue entender isso? O céu é um prêmio, e a realidade agora é a de lutar por mudanças em mim e no mundo onde estou inserido. E é desta forma que se dá a apostasia moderna. Uma conformidade com o mundo. Afinal, “ele jaz no maligno”. Então não tem mais jeito. Curioso é que Jesus agiu como se tivesse jeito. Mas eu estou esfriando, desanimando. E tenho tantas coisas pra resolver...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETOMANDO O BLOG... orando pelo Sarney...

Apenas um desabafo...

Pausa para uma conversa com o Beija Flor