CASA DO MESTRE - PROJETO 2010-2013



PROJETO ESPORTIVO & EDUCACIONAL – 2010 / 2013


I – INTRODUÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DOS RESPONSÁVEIS

Somos uma instituição de caráter filantrópico. Temos cinco anos de existência, completados em 14 de Setembro de 2009. Projetamos os quatro próximos anos. Entendemos que serão anos de grandes transformações em muitas de nossas crianças e, consequentemente, em nossas vidas.

CENTRO DE AÇÃO SOCIAL E AMPARO AO MENOR CASA DO MESTRE.
Inscrita no CNPJ: 07.045.797/0001-92; Atendemos no telefone: (21) 3624-7844.

O diretor responsável legalmente pela instituição chama-se Márcio Duran Silva. Graduado em Ciências Econômicas pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em Teologia pelo Seminário Teológico Betel, MBA em Administração de Empresas e Gestão de Negócios pela FGV-RJ e Mestrando em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, atualmente dedica boa parte de seu dia aos pequeninos que transitam pela instituição em alguma das atividades oferecidas. O seu telefone de contato é o: (21)7880-9435. É autor de dois livros “O que é Ética?” e “Teologia da Simplicidade”, ambos pela MK Editora. Abaixo, uma matéria publicada em um jornal para brasileiros em Framingham – MA (EUA).



O vice-presidente chama-se Arquimedes Duarte da Luz. Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Betel e pós-graduado em Psicanálise é atualmente professor em faculdades e atende muitas das pessoas na área psicológica, dedicando parte de seu dia ao trabalho no Mato Alto. Atualmente auxilia no atendimento a casos que precisem de apoio psicológico. Seu telefone de contato é o: (21)8587-9647.

O Coordenador do projeto no Mato Alto chama-se Raimundo Patrício (Junior) e é graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Betel, além de História pela Universidade Gama Filho. Professor em diversas escolas e cursos de teologia, dedica grande parte de seu tempo à organização e bom andamento das atividades e da busca por parceiros. Atende pelo telefone (21)9714-8772.

Nossa Organização localiza-se na Rua Cândido Benício, 2959F, no bairro do Mato Alto em Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ. Estamos situados entre quatro comunidades carentes. São elas: Chacrinha (onde estamos ao “pé do morro”), em frente ao “Bateau Mouche”, outra conhecida favela da região. Temos em diagonal o Morro da Caixa D’água e por fim o Morro da Rua Barão mais próxima da Praça Seca, mas distante de nós por apenas um quilômetro.

Temos um espaço próprio de cerca de 600m2. Temos a organização legalizada como “Atividades de associações de defesas sociais” em sua descrição principal. Temos como descrições secundárias as atividades associativas ligadas à cultura e à arte além de atividades associativas não especificadas anteriormente. Contamos com cerca de 20 membros envolvidos diretamente em alguma das atividades.

O número de funcionários atual é de apenas nove. Exatamente pela carência de recursos, a maioria dos trabalhadores é voluntário ou recebe apenas ajuda de custo.



II – HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

2.1 – Projeto Lutando Pela Vida

Projeto com Artes Marciais. São eles:
 Jiu-Jitsu – com o professor Marcio Barbosa (faixa marrom). Trabalho já realizado há quatro anos. Temos cerca de 40 crianças inscritas neste esporte. Destas, 20 já estão federadas na Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro. Das que têm participado de campeonatos, pelo menos 5 (cinco) têm conseguido medalhas em etapas do Campeonato Carioca (na última etapa foram 2 medalhas de ouro e uma de bronze). Incluindo um aluno Campeão Estadual. Crianças com grande simpatia pelo professor, são estimuladas ao estudo inclusive tendo uma matéria no Jornal O Globo (foto abaixo).




 Capoeira – com o professor Edson Verdinho (mestre). Trabalho realizado há quatro anos também. Temos cerca de 30 crianças inscritas neste esporte. Esporte de grande atração popular.





 Taekwondo – com o professor Ronald (faixa preta). Trabalho já realizado há três anos. Temos cerca de 20 crianças inscritas neste esporte. Temos poucas federadas, no entanto, um de nossos rapazes chegou a disputar etapas do campeonato mundial (em São Paulo) e tem servido de exemplo e motivação para muitas crianças.





Os objetivos das atividades são:
 Disciplina alternativa ao total descaso de grande parte dos pais das crianças. As artes marciais, ao contrário do que se imagina algumas vezes, geram disciplina aos praticantes. Temos muitos relatos de atitudes mais calmas das crianças após a inscrição em um dos esportes de luta.
 Senso de coletividade. Respeito ao colega e às regras estabelecidas.
 Desenvolver um senso utópico nas crianças. Algo como a retomada de sonhos ou mesmo o início de sonhos para aqueles que nunca os possuíram.

O grupo alvo é de crianças e adolescentes, a grande maioria, carentes de recursos e moradores das comunidades ao nosso redor. Não há pagamento de nenhuma mensalidade ou taxa, tudo é gratuito.

O resultado final das atividades de esportes de luta é, certamente, a inclusividade destas crianças. Fazê-las voltar a sonhar, a desfrutar de um ambiente onde ela se sinta em casa, descobrir alguns talentos escondidos, ajudando-os a motivar outros a também serem vencedores na vida.


2.2 – Projetos de Complemento Educacional

a) Projeto com aulas de línguas
 Inglês – com o professor Antônio. Trabalho iniciado há cerca de dois anos, com uma turma entregue em estado bastante avançado no conhecimento da língua. Acontece durante a semana. Neste tipo de atividade, recebemos não apenas crianças, mas adultos interessados em ampliar seus conhecimentos e se prepararem para o mercado de trabalho. Temos cerca de 12 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos inscritos nestas aulas.

 Gibiteca e Oficina Rimática – Com o professor Hildo Ferraz, formando em Educação Física. Trabalho de incentivo à leitura, misturando gibis, livros infantis, filmes e muita brincadeira. Na oficina rimática, será desenvolvido o talento da rima, estimulando assim o raciocínio rápido, a criatividade e a expressão através de atividades culturais, cujas raízes se encontram na favela. Grande interesse pelo Hip Hop como instrumento de ensinamentos diversos, entre eles a disciplina, o respeito e a busca pelos sonhos. Acontece aos Sábados pela manhã.

 Aulas de Hip Hop – Com o professor Marlon, supervisionado por Hildo Ferraz. Estímulo não apenas à dança, mas a uma vivência mais fraterna em meio aos questionamentos de uma vida injusta. Acontece aos Sábados à tarde.


2.3 – Atendimentos Diversos

a) Atendimento Psicológico
Atendimento pelo Arquimedes, com formação teológica e psicanalítica, de crianças com clara apresentação de problemas psicológicos. Em formação de novos atendimentos.

b) Assistência Social
Com uma equipe em formação com duas assistentes sociais e coordenada pelas assistentes sociais Cristiane da Luz e Roberta Siqueira iniciaremos o acesso às famílias das crianças que, em alguma de nossas atividades está inscrita. Dependemos da legalização de nossa instituição junto aos órgãos de Assistência Social ligados à Prefeitura e ao Governo do Estado. Pretendemos conhecer mais de perto a realidade de cada família. Contamos com doações de cestas básicas que são repassadas aos mais carentes em nossas comunidades. Há acompanhamento e visitas regulares.


2.4 - Inclusão Digital

Iniciaremos a preparação da primeira turma de monitores selecionados para serem agentes multiplicadores do aprendizado de informática. O curso será ministrado pelos professores Wanderlei Villas e Silvia Porto. Serão abertas 8 vagas para alunos nesta primeira etapa de preparação. Temos um laboratório de informática composto com 10 computadores, além de duas impressoras.


2.5 – Curso de Música

Projeto que se inicia imediatamente. Com o professor Wanderlei, formado pela Escola Villa-Lobos, serão ministradas aulas de teclado, baixo, violão, guitarra e voz. Expectativa de se formar músicos de qualidade na Comunidade, estimulando-os inclusive a conseguirem passar em concursos públicos na área de música.


2.6 – Projeto Sócio Educacional – CASA DO MESTRE

Projeto principal da Casa do Mestre, com dois turnos, de segunda à sexta-feira. Apoio pedagógico dado por Verônica Lino, professora de Educação Infantil do Colégio Cruzeiro, Pedagoga pela UERJ, Psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá e Psicóloga pela Universidade Veiga de Almeida. Projeto de caráter complementar. Atenderemos neste ano 60 crianças e contamos com a parceria com, pelo menos, duas escolas públicas próximas que oferecem a educação em um turno para que complementemos em outro.

O objetivo das atividades de complementação educacional é o de ocupar as crianças e jovens com atividades que possam somar ao que tem sido dado em sala de aula. Estimulá-las ao prazer da leitura e do aprendizado e motivá-las ao incremento de seus currículos para melhor preparação para o futuro no já competitivo mercado de trabalho atual. O público alvo é o de crianças de 4 até 12 anos.

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